sábado, abril 12, 2008

Do It Yourself

DIY é uma abreviação de Do It Yourself (do inglês faz tu mesmo), que traduz um espirito empreendedor e anarquista que terá surgido com a cena punk underground.

Basicamente é uma sigla usada para denotar que determinada banda faz todo o trabalho pelas suas próprias mãos, ou seja, tudo desde a organização de concertos, gravação e produção dos albuns, produção e venda de merchandise, marketing, publicidade, etc... é feito apenas com o suor dos seus elementos.

Também é usada no caso de projectos que contra tudo e todos e sem quaisquer apoios financeiros ou outros, subsistem e chegam a ter sucesso. Diz-se que estes são projectos baseados no DIY.

A atitude DIY é obviamente associada a um espirito anticapitalista e assenta no pressuposto que uma pessoa sozinha pode muito bem fazer o trabalho de vários "profissionais" excessivamente bem pagos e por vezes incompetentes.

By Wikipedia

Não é um estilo de vida que eu queira adoptar, mas tem algo de lutador na sua essência e não consigo deixar de ter pelo menos, alguma admiração pelos DIYs desse mundo fora.

P.S.:" Há homens que lutam um dia: são bons.

Há outros, que lutam por um ano: são melhores

Há os que lutam muitos anos: são os muito bons

Mas há aqueles que lutam toda a vida: esses, são os imprescindiveis".

Bertolt Brecht

1 comentário:

DK disse...

O último parágrafo da definição é polémico, pelo tom demasiado subjectivo com que é escrito.
Esbarra rotundamente no espírito totalmente objectivo e isento de opiniões pessoais que serve como princípio fundamental do projecto wikipedia.

Posso querer fazer as coisas por mim não porque pense que vá fazer melhor que os pros mas porque quero aprender por mim próprio ou porque me divirto assim.

de qualquer forma DIY FTW! :)