quinta-feira, maio 28, 2009

FC Barcelona



*Ou o futebol mais entediante que vi na vida.

Sei que é uma opinião contra a corrente dos iluminados do futebol, que de iluminados têm pouco e que apenas dão nomes mais estranhos aos comuns movimentos que acontecem dentro do rectângulo de jogo. Ainda assim, tenho de confessar que o futebol do Barcelona me dá sono, por diversas razões que passarei a enumerar. Para fazerem um remate necessitam de fazer 35 tabelinhas, mesmo que estejam à entrada da área e com espaço parar rematar, têm aquele estilo de futebol que os "entendidos" chamam de tricotado, mas eu se quero ver o pessoal jogar à rabia vou ver os treinos de qualquer equipa do mundo, todas o fazem nos treinos. Jogam a um ritmo mais lento que até o Michael Thomas iria parecer um velocista naquele meio campo, é certo que a culpa também é dos adversários, mas se eles são tão virtuosos( e são de facto), porque é que não jogam mais rápido? Mais, acresce ainda o facto que este futebol do barcelona só cria mau futebol. Se eles vão passar 90% do tempo a brincar uns com os outros no meio campo, o adversário só tem de esperar calmamente no seu meio campo, e assim que tiver a bola tentar partir para o contra-ataque. Os iluminados dirão que a isso se chama meter o autocarro à frente da baliza mas é a maneira mais fácil e inteligente de jogar com o barça, não sou eu que o digo, bastou me ver a eliminatória com o Chelsea e a forma como o barça suou aliada à forma como o árbitro ajudou(roubou é o termo correto). Mas isso não interessa, se tivesse sido ao contrário havia uma revolução no futebol, mas como não foi...
Depois dos vários jogos que vi do barça este ano quase me apetece ver a liga italiana e comparar o que mais entedia.

"You ask, what is our aim? I can answer in one word: It is victory, victory at all costs, victory in spite of all terror, victory, however long and hard the road may be; for without victory, there is no survival."

* Winston Churchill, speech in the House of Commons, after taking office as Prime Minister (13 May 1940)

P.S. Considero que não foi Messi o jogador mais importante do barça esta época, esse senhor foi A. Iniesta. Fantástico!

1 comentário:

Anónimo disse...

spot on, mto mais louros para o frenetico futebol do man utd, forca, velocidade e a necessaria inteligencia na gestao de jogo das equipas experientes. ontem nao funcionou, o barca superior na leita primeiro e depois psicologicamente o man frouxo e uma desilusao, nunca acreditaram ou quiseram mesmo dar a volta.. desconcentrados, displicentes e as costas dum ronaldo marginalmente abaixo do que eh capaz.