sexta-feira, julho 17, 2009

Exaltação

Adoro quando ouço a expressão "em sede própria" Quantas vezes não ouvi, a decisão será comunicada em sede própria, ou esse assunto será tratado em sede própria entre outras. É uma expressão notável, que relega para o abstracto e também para o vazio o assunto em questão, não deixando margem para continuar a falar do mesmo. Acredito que é uma imagem perfeita do povo deste país, está no sangue lusitano enviar, todo e qualquer assunto incómodo, para um futuro mais que imperfeito, longínquo e de preferência que fique sempre lá, no futuro. Eu percebo de algum modo essa atitude, também tenho uma indiferença pelo futuro, apenas porque não sei o que me reserva, se soubesse tudo seria diferente e mais cómodo. Por outro lado, seria muito mais aborrecido. O culpado disto tudo é o presente, ocupa-me demasiado tempo, não me deixa fazer coisas no futuro, com a agravante de que tudo o que fizer no presente passa para o passado. Injusto, no mínimo. Há quem diga que o que fazemos no presente, passará para o futuro também, mas eu tenho as minhas dúvidas, mais uma vez porque não sei o que lá vem. No entanto, quando lançam a pergunta "Gostavas de saber o teu futuro?", a resposta é invariavelmente "NÃO!". Nunca! Bom, ficaram a pensar que eu não gosto do presente, nada mais falso, o amor que nutro pelo presente é enorme. Aliás, espero que siga para o futuro e ao mesmo tempo fique gravado no passado. Até porque se eu soubesse o meu futuro anunciá-lo-ia a todos, mas em sede própria, claro.

Sem comentários: